Evento de lançamento Cátedra Internacional Danilo Doneda
Cátedra Internacional Danilo Doneda é criada pelo IDP, CGI.br e NIC.br
A Cátedra Internacional Danilo Doneda foi criada pelo Centro de Direito, Internet e Sociedade (Cedis) do Instituto de Direito Público (IDP), pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC.br) e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) para ser espaço de reflexão e debate institucional sobre segurança da informação, proteção de dados, direito digital e inteligência artificial.
O evento de lançamento da cátedra Danilo Doneda será realizado em Brasília, no IDP, em 6 de novembro de 2024 com a presença de autoridades, juristas e acadêmicos. A mesa de abertura terá os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Edson Fachin; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Ricardo Villas Bôas Cueva; Hartmut Glaser, secretário-executivo do CGI; Orlando Silva, deputado federal; Laura Schertel Mendes, professora do IDP e diretora do Cedis/IDP; e da jornalista Luciana Cabral Doneda, viúva de Danilo Doneda.
Após o lançamento será realizada a conferência “Privacidade, proteção de dados e inteligência artificial” com o professor da Universidade de Augsburg (Alemanha) Benedikt Buchner e tendo como debatedor o professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) Ingo Wolfgang Sarlet e com moderação de Laura Schertel Mendes.
Em seguida o tema “Governança Digital na Era da IA: Caminhos para uma Internet Inclusiva, Segura e Sustentável" será debatido por Miriam Wimmer, diretora da Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e professora do IDP; João Brant, secretário da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República; Bianca Kremer, conselheira do CGI.br; e Flávia Lefèvre, conselheira do Instituto Nupef - Núcleo de Pesquisas, Estudos e Formação; com a moderação de Victor Oliveira Fernandes, conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e professor do IPD.
O evento se encerra com a "Homenagem ao professor Danilo Doneda: contribuições de sua obra para a garantia dos direitos fundamentais na era digital” com a moderação de Mônica Fujimoto, professora do IDP e a participação de Bia Barbosa, conselheira do CGI; Bruno Bioni, fundador do Data Privacy Brasil; Carlos Affonso Souza, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS/Rio) e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); o advogado Fabricio da Mota Alves; e Dora Doneda, filha mais velha de Danilo Doneda e estudante de Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Em um mundo cada vez mais digitalizado, a importância da educação digital tem sido pauta de discussões cruciais.
No Brasil, esse diálogo resultou na promulgação da Política Nacional de Educação Digital (PNED) no início deste ano.
Em um mundo cada vez mais digitalizado, a importancia da educacao digital tem sido pauta de discussoes cruciais. No brasil, esse dialogo resultou na promulgacao da politica nacional de educacao digital (pned) no inicio deste ano.
Com o proposito de enriquecer o debate em torno da pned, o legal grounds institute e a placamae. Org_ tem o orgulho de anunciar um ciclo de webinarios dedicados a educacao digital. Nesse evento, uniremos representantes e especialistas dos setores educacionais, academicos, governamentais, plataformas e da sociedade civil.
O primeiro evento desta serie acontecera no dia 3 de outubro, as 18h, e contara com a participacao de ilustres convidados:
- Vvictor pimenta, diretor de educacao midiatica da presidencia da republica.
- Luciana doneda, fundadora do instituto danilo doneda.
- Guilherme alves, gerente de projetos da safernet brasil.
- Laryssa almeida, secretaria de ciencia e tecnologia de campina grande.
- Professor israel batista, ex-deputado federal e relator do pl da pned.
A abertura sera conduzida por maria gabriela grings (legal grounds), a mediacao ficara a cargo de paloma mendes (placamae. Org_), e o encerramento sera realizado por silvio campos (legal grounds).
Https: //youtu. Be/jwyffvy-3w8
Saiba quem foi Danilo Doneda, 'o pai' da proteção de dados no Brasil
Com 12 livros publicados, sendo o mais relevante
O Brasil perdeu no ano passado um de seus maiores especialistas e autoridades em proteção de dados. Vítima de um câncer no intestino que durou apenas três meses, Danilo Doneda morreu aos 52 anos de idade, mas deixou um legado de estudos. Com 12 livros publicados, sendo o mais relevante "Da privacidade à proteção de dados pessoais", e quase 100 artigos sobre o tema, Doneda foi um dos coautores do anteprojeto que resultou na criação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) no Brasil, em 2018. O caminho para chegar até aí, no entanto, começou cerca de duas décadas antes. Nascido em Curitiba, no dia 17 de julho de 1970, Doneda se formou bacharel em Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ) |